Home Office impulsiona novos nichos no mercado imobiliário


A implementação do trabalho em home office como resultado da pandemia abriu as portas a novos nichos do setor que foram promovidos durante o último ano. São eles o coworking, coliving e workation, que também geram novos perfis profissionais para revitalizar esses espaços e comercializá-los, o que representa uma grande oportunidade de negócio para o setor imobiliário.

"Esses modelos já existiam em nossa sociedade, especialmente os dois primeiros, mas a pandemia que nos assola vai ser um forte catalisador do processo, acelerando seu desenvolvimento e transformando-os em alternativas muito interessantes e desejadas, fundamentalmente entre os mais jovens. faixas etárias.", explicou Lola Almeida, secretária do Conselho Geral de Coworkings no Brasil.

No caso do coworking, espaços de trabalho compartilhados focados em gerar sinergias entre os usuários, promovendo assim a vida social e laboral, já ultrapassaram 800.000 metros quadrados em todo o Brasil.

Por sua vez, o coliving é mais um passo para a convivência de usuários com o objetivo de compartilhar muito mais do que projetos profissionais. Estas comunidades podem ter áreas de escritórios, bibliotecas, ginásios e tudo o que o promotor quiser incorporar e for viável.

A recente regulamentação em algumas cidades no país de mini-apartamentos com espaços comunitários compartilhados estabelece uma base legal para este tipo de empreendimento, que sem dúvida veremos crescer nos próximos anos devido à sua grande demanda.

Esses modelos de viver e trabalhar trazem consigo o surgimento de novos perfis profissionais. É o caso do community builder no caso de espaços de coworking e do community manager em espaços de coliving.

Isso oferece ao profissional a oportunidade de entrar na comercialização desse tipo de produto, convenientemente treinando para conhecer e controlar perfeitamente as peculiaridades e idiossincrasias desse novo mercado em que atuar e que abre tantas possibilidades de mercado para o setor imobiliário.

A união da vida social, do trabalho e do lazer em um mesmo espaço coloca em jogo o trabalho, conceito que acelerou sua encenação com a pandemia. Grandes empresas e cadeias hoteleiras apostam neste formato, mas também alguns países e territórios com elevada atração turística como Barbados, Bermudas ou o próprio Brasil.

A entrada em jogo do trabalho remoto / home office permite essa mobilidade, e permite também que a oferta hoteleira seja reajustada a novos objetivos e formas de compreensão do modo de vida.

Quais cuidados você deve ter ao escolher seu imóvel?

Uma vez que o trabalho remoto é uma realidade e não mais uma tendência, seu imóvel precisa contemplar alguns fatores para possibilitar que você seja produtivo ao realizar suas atividades profissionais.

É fundamental que o imóvel que irá escolher para morar possua um espaço apropriado para se transformar em um verdadeiro home office, de forma que consiga ficar confortável e tenha espaço, iluminação e ventilação adequados para a realização do seu trabalho.

É frequente pessoas após mudarem para seu novo imóvel residencial se depararem com a dificuldade de não ter condições ideias de trabalho.

Além disso, em famílias com filhos, é importante que seu ambiente de trabalho tenha isolamento do restante da residência, pois o barulho e também as interferências podem ser grandes e atrapalhar suas atividades profissionais.

Tome cuidado também ao escolher seu imóvel para verificar se a região permite registrar sua empresa no endereço da sua residência, pois caso contrário será necessário contratar um endereço fiscal.


Imobiliária Rodrigues. Sua imobiliária em Atibaia


Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies