Notícia



Cuidados ao se ter gato em apartamento

29/09/2020 - 10:07

Morar em apartamento não impossibilita ter um animal de companhia.  Muitas pessoas pensam que é necessário morar em casa com grandes quintais e ter muito espaço disponível para conseguir ter um amigo de 4 patas.
Ter animais de estimação em casa, sem dúvida, pode ser a salvação para a monotonia e o sentimento de solidão. E embora o cão ainda seja o animal preferido da maioria dos brasileiros, um levantamento do Instituto Pet Brasil apontou que o número de gatos nos lares brasileiros vem crescendo a cada ano.
Confira nesse artigo algumas dicas para criar um gato em apartamento de uma forma tranquila e segura.


Regras de condomínio

Primeiro é preciso ressaltar que nada como uma boa convivência com os vizinhos, e isso passa pelo respeito e muito bom senso.
Nenhum condomínio pode impedir que o morador crie seu animal de estimação, não há ata de assembleia que seja mais poderosa que a constituição.
Segundo o artigo 5º, inciso II, da Constituição da República, “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei”.
Ou seja, somente a lei, devidamente elaborada segundo as regras impostas pelo processo legislativo, constitucionalmente previsto, está apta a impor normas de conduta.
O que não quer dizer, claro, que se o morador estiver causando transtornos aos demais não possa ser devidamente advertido e processado.
Mas fique atento as regras descritas na convenção do seu condomínio e use seu bom senso para não criar atritos desnecessários.


Tela de proteção nas janelas

A tela de proteção em todas as janelas é indispensável para quem mora em apartamento e tem um gato de estimação.  Com esse cuidado não evitará apenas possíveis acidentes com seu animal de estimação, mas também impossibilita que o animal faça visitas inoportunas aos vizinhos. Por isso, antes até de adotar um gato, procure colocar telas em todas as janelas e frestas.
A tela de proteção visa diversos benefícios no seu imóvel como:
-       São oferecidos como um produto de alta qualidade proporcionando segurança contra quedas sem obstruir a visão.
-       Permite que seja colocado em um tom transparente ou colorido, ajudando a harmonizar o visual da janela.
-       Existem telas de proteção de janelas no mercado em uma grande variedade de tamanhos e modelos que você pode escolher como desejar.
-       Existem muitas empresas que fornecem instalação e manutenção para atender às suas necessidades. Portanto, eles são fáceis de encontrar e com preços razoáveis.
-       Crianças e animais de estimação podem circular livremente;
-       Menos poeira dentro de casa;
-       Os insetos ficam do lado de fora.
Além das janelas, as telas de proteção podem ser utilizadas em varandas, terraços, piscinas, campos desportivos e outros locais.
Não é necessário se preocupar com a estética, pois com tantas opções no mercado, com certeza existe um protetor de tela para varanda ou janela que é perfeito para seu apartamento.


Cuidados de higiene

A higiene é fundamental para se viver em comunidade.  Morar em um condomínio é viver em absoluta comunidade, então redobre os cuidados com a higiene do seu apartamento ao se ter um animal doméstico.
Com bons hábitos de higiene você evita problemas com vizinhos, com as regras do condomínio, e traz benefícios a sua saúde e a saúde do seu gato.
Gatos são muito caprichosos e higiênicos, então para que usem diariamente a caixa de areia, onde fazem suas necessidades, é fundamental que esteja limpa.  Ou seja, é necessário trocá-la diariamente, evitando mau cheiro.
A vasilha de alimentação também deve ter cuidados redobrados para evitar a presença de insetos, como formiga e baratas. Então, sirva ração ao seu gato duas vezes por dia, apenas quando estiver em casa, normalmente antes de sair para o trabalho e a noite quando chegar em casa.  Após ele se alimentar, recolha a vasilha, lave e guarde.
O mais importante é castrar seu gato.  A castração além de ser benéfica a saúde do seu animal, evitando problemas graves no futuro, também ajuda o felino a se manter comportado, mais caseiro e calmo.  Converse com um veterinário e tire todas as dúvidas sobre a castração animal.
Castrar o gato não só evitará que ele tente fugir quando estiver no cio, como evitar que ele faça xixi por toda a parte, deixando um cheiro insuportável que, dependendo do caso, pode até ultrapassar a barreira do próprio apartamento.


Preserve a decoração dos seus móveis

Os gatos são muito brincalhões e precisam se distrair. Assim, se você trabalha fora de casa, e não tem tempo para ficar entretendo seu bichinho, vale investir em brinquedinhos, que vão ajudá-lo a gastar bastante energia.
Dessa forma, evitará que fiquem entediados, diminuindo as chances de doenças físicas ou psicológicas. 
Com a tecnologia voltada a animais domésticos faça uma pesquisa e escolha um brinquedo para que seu gato fique entretido todo o dia.
Quem tem um gato em casa sabe que esse bichano adora afiar suas unhas e ter um lugar que seja deles, e se não tiver um arranhador de unhas em casa, provavelmente, ele irá eleger seu sofá ou qualquer outro móvel da casa. Enfim, se quiser preservar os seus móveis e manter felino saudável, o arranhador é uma solução.
Não deixe que o espaço ou o andar do seu apartamento defina o animal doméstico que você possa ter.  Acima de tudo tenha bom senso e respeite a comunidade a sua volta.
No mais vale ter em mente que os gatos se adaptam tanto em apartamentos de andares baixos quanto nos mais altos.  Considere todas as dicas obtidas nesse artigo e aproveitar os momentos com esses encantadores bichanos.

Gato em Apartamento




Newsletter

Receba nossas últimas novidades!