Notícia



Como decorar uma sala de jantar: 5 dicas essenciais

14/10/2020 - 12:34

Sua sala de jantar é a mesma há anos? Assim não dá. De tempos em tempos é legal mudar uma coisa ou outra na decoração de seus cômodos. Porém, decorar uma sala de jantar pode ser um desafio maior do que você imagina.
A sala de jantar é um ambiente de uso comum na casa. Nesse sentido, ela precisa agradar todos os frequentadores. Por isso ela requer alguns toques especiais.
Vamos aprender a decorar uma sala de jantar juntos? Temos dicas valiosas para você!


1. O layout ideal para decorar uma sala de jantar

Na arquitetura moderna, a sala de jantar é integrada a outros cômodos. Dessa forma, o que faz a divisa entre uma área e outra são os móveis. É muito comum ter a sala de jantar unida à cozinha, por exemplo.
Essa união tem a vantagem de simplificar a decoração, só que também a torna mais complexa. Às vezes escolher os móveis certos pode ser um desafio, e é justamente aí que entra o poder do layout.
Escolha cores e locais que tornem o ambiente arejado. Além disso, priorize por uma atmosfera descontraída e elegante. Permita que o ambiente seja convidativo para com seus visitantes.
Por fim, tome cuidado com o espaço para a circulação de pessoas. É interessante manter uma distância de 60 cm a 120 cm entre móveis, mesa e paredes. Evite colocar móveis demais no ambiente para não causar cansaço visual.


2. O revestimento é muito importante

Ninguém merece uma sala de jantar monótona, não é verdade? Por isso aplicar revestimento nas paredes é vital para tornar o ambiente agradável. Porém, tome cuidado com tons neutros para não cansar as vistas.
Uma estratégia legal é usar tons que transmitam a ideia de alimentação. Dessa forma, aplique cores como vermelho e verde em algumas paredes, mas tenha tato quanto a quantidade de cores na sala.
Além disso, tijolos aparentes e pedras podem dar um ar novo ao ambiente, e são ótimas formas de decorar uma sala de jantar. No entanto, isso requer um investimento adicional, por isso é bom consultar seu limite financeiro.
Se sua sala de jantar for muito pequena, use espelhos para “ampliar” o cômodo. Não precisa de muitos espelhos, o macete é escolher bem a posição deles. Em geral, coloque na primeira parede vista pelos visitantes de sua casa. Opte pelas paredes laterais.


3. Cuidado com a iluminação

A iluminação é um item muito delicado de nossa lista. Uma boa iluminação torna o ambiente agradável e elegante. Por outro lado, uma má iluminação pode estragar de vez a decoração de sua sala de jantar. Aliás, pode até atrapalhar a função dela, pois os reflexos e o calor vão espantar os convidados
O segredo é aproveitar a luz do dia o máximo possível e regular bem a luz quando a noite chegar. Use persianas para controlar os raios de luz durante o dia, assim como cortinas e vidros opacos.
A luz artificial tem como preferência a cor amarela. Além disso, aplique técnicas de luz difusa para deixar o ambiente mais elegante e charmoso.
Use lustres pendentes sobre a mesa de jantar. Tome cuidado para deixá-los cerca de 1 metro acima da mesa, assim como seguindo uma linha que passa pelo centro da mesa. Se houve espelhos, atente-se para os focos de cada um deles. Nada de reflexo nos olhos dos convidados, OK?


4. Os móveis são fundamentais para decorar uma sala de jantar

Que você precisa de uma mesa e algumas cadeiras está óbvio, mas e o resto dos móveis da sala de jantar? Como dito nas seções anteriores, a sala de jantar muitas vezes está integrada com outros cômodos da casa. Às vezes uma poltrona marca o fim da sala de jantar e início da sala de estar.
Para decorar uma sala de jantar com eficiência, precisamos nos atentar às cores, formatos e até ao material dos móveis. Aliás, devemos seguir as orientações do projetista, pois não podemos sair do layout pré-definido por ele.
Por ser uma peça central, a mesa precisa de cuidados adicionais. O formato dela é fundamental para determinar o resto dos móveis na sala de estar. Procure seguir o padrão do tampo da mesa nos demais móveis; se tampo oval, procure móveis arredondados; se retangular, móveis retangulares e quadrados são mais indicados.
Outro detalhe importante é deixar um espaço de 30 centímetros entre o tampo da mesa e o assento das cadeiras. Essa distância garante que todos os convidados fiquem confortáveis.


5. Decore a mesa de jantar também

Por último, cuide para que a mesa de jantar esteja decorada adequadamente. Para isso, coloque itens para compor o cenário, como flores e alguns objetos de artes. No entanto, cuidado para não chamar atenção demais com esses itens ou sobrecarregar a mesa. Às vezes menos é mais!
Todas essas dicas para decorar uma sala de jantar são excelentes quando aplicadas juntas. Porém, seguir apenas uma ou outra com certeza deixará seu ambiente mais aconchegante.

Boa sorte com sua decoração!

 

Sala de Jantar




Newsletter

Receba nossas últimas novidades!