Notícia



Soluções na área de arquitetura: conheça as principais ferramentas para os profissionais

28/10/2020 - 13:48

Os desenhos continuam sendo o principal meio pelo qual os arquitetos comunicam suas ideias aos clientes, artesãos ou à equipe de design. A forma como criamos esses desenhos evoluiu ao longo do tempo e ainda está evoluindo diariamente. 

Cada software de projeto arquitetônico é direcionado a necessidades diferentes, e escolher o melhor para você depende de muitos fatores, como custo, compatibilidade com outros programas e a quantidade de tempo que você está disposto a gastar no processo de desenho. 
Embora você só encontre o software de design mais adequado sendo capaz de se adaptar e alternar entre eles, aqui está uma lista de programas básicos para aumentar seu fluxo de trabalho e ajudá-lo desde o primeiro rascunho até a apresentação final.


SketchUp

O SketchUp permite que o usuário crie designs 3D de forma rápida e fácil. Ele pode ser baixado gratuitamente, porém muitos de seus recursos de exportação estão desativados.
Desde que o Google comprou seus direitos autorais, ele se tornou extremamente popular em termos de usabilidade e custo. É um dos programas mais fáceis de entender, mas sua simplicidade também significa que possui recursos de renderização limitados.
No entanto, ainda é um programa poderoso para transmitir as primeiras ideias e também oferece uma enorme biblioteca de componentes, especialmente para a arquitetura doméstica. Cada objeto, superfície e material vem com sua própria textura única, o que é definitivamente uma vantagem. Seu maior profissional continua até agora sua interface amigável.


Revit

Revit é o software tudo-em-um para projetos 2D e 3D, que produz uma saída total do projeto, incluindo modelagem, renderização e documentos de construção 2D. Em vez de linhas e círculos, você pode usar paredes, telhados, vigas, colunas reais e outros componentes de construção, além de características reais do edifício físico, como janelas e portas.
É compatível com o AutoCAD, por isso é muito fácil inserir um arquivo DWG e usá-lo como uma referência de rastreamento para começar a modelar seu modelo. Uma de suas maiores vantagens é que cada alteração feita no modelo é atualizada em todas as vistas, incluindo plantas e elevações. Isso reduz a coordenação e o tempo de desenho significativamente.


Photoshop

Na hora de criar renderizações, seja um corte, elevação ou planta, saber usar o Photoshop é absolutamente vital. É um software de produção de imagens de alta qualidade, perfeito para renderizações e retoques finais. Com seu sistema familiar de camadas, você pode dar à sua renderização a atmosfera e o estilo que deseja com poucas alterações.

Ele é usado para processamento de imagens, adicionando texturas, paisagens, pessoas, um céu, etc. Também é uma ótima maneira de corrigir e editar scans do seu trabalho e criar vinhetas para a apresentação final.

AutoCad

Ele produz desenhos puramente representacionais e geralmente é o trampolim para o software de modelagem 3D.
Se você ajustar a interface do usuário de acordo com suas preferências e começar a experimentar camadas e espessuras de linha, obterá um esboço decente com convenções de desenho padrão e detalhes de construção mensuráveis.
A versão do AutoCADcriada especialmente para arquitetos é o AutoCAD Architecture. Possui recursos que permitem aos arquitetos fazer um desenho mais eficiente, criando designs e documentos familiares para eles. Possui a mesma plataforma do AutoCAD isso torna mais fácil para arquitetos experientes entenderem.


V-Ray

O V-Ray se trata do melhor software para visualização realista. Ele é um plug-in que muda o SketchUp e o ArchiCAD e os transforma em uma renderização. As texturas mais limpas, os escuros mais escuros e os brancos mais brilhantes representam a representação mais precisa das condições do mundo real. Se o seu objetivo é colocar seus clientes nos espaços que você está projetando de forma convincente, o V-Ray será sua melhor opção. 
Sua extensa biblioteca de materiais e recursos fornecem uma variedade de opções em luzes, superfícies e texturas realistas para levar seu projeto de arquitetura para o próximo nível.
Você utiliza algum desses softwares? Na sua opinião, qual deles é o melhor? Deixe nos comentários abaixo e continue acompanhando o nosso blog.

soluções em arquitetura




Newsletter

Receba nossas últimas novidades!